quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Caloi 10 – Resumo da História e Principais Modelos

Lançada em 1972, esta foi provavelmente a bicicleta mais marcante da história da Caloi. Em 74 modelo que possuia um adesivo grafad

o “Caloi Dez” (isso mesmo, “Dez” em vez de “10”),

Em 1975, os grafismos foram alterados e um novo modelo foi lançado, a Sportíssima. Esta vinha com um quadro de diferente geometria, mais “curto” e com diferenças em pequenos detalhes, como conduites para passagem do cabo do freio traseiro, além de vários componentes em alumínio e blocagem nas rodas. Uma excelente bicicleta, porém MUITO cara, custava quase o dobro do que a Caloi 10 “standard. Ambas podiam vir em três tamanhos de quadros: 54, 56 e 58. Os adesivos desta fase (de 1975 a 1978) eram os mais bonitos. Nas fotos abaixo, podem ver os mesmos As citadas diferenças de quadro aparecem nas fotos menores.





Em 1979, aconteceu a “Grande Restilização” da linha Caloi 10. Talvez pelo alto preço (e baixas vendas), a excelente Sportíssima foi retirada de linha. Porém a Caloi 10 “standard” recebeu várias melhorias vindas da finada Sportíssima: um quadro muito

semelhante (exceto por não ter os conduites para passagem de cabos), blocagem nas rodas, caramanhola, etc. Porém ainda manteve a maioria dos componentes anteriores, mantendo ainda um preço razoável. Na tentativa de ganhar novos consumidores, lançaram também neste ano o modelo “Sprint 10”, que era uma versão mais barata da Caloi 10, porém com vários componentes nacionalizados: coroa Duque, “ferradura” de freio EM AÇO e pedais DE PLÁSTICO (sem comentários...).

Ambas coexistiram até a a metade dos anos 80, sendo que a “Sprint” custava apenas um pouco mais do que a metade do preço da Caloi 10 “standard”. Os grafismos desta época (1979 a 1982) também são característicos, com apenas pequenas diferenças entre os anos: transparentes nas Caloi 10 “standard”, mostrando as letras, faixas e o “ciclista da Caloi” em dourado. As Sprint tinham os grafismos pintados na própria bicicleta.

Nesta época, a Caloi ainda lançou alguns modelos dignos de nota: a série especial “Caloi Racer”, usada por ciclistas iniciantes; a Caloi Jovem em modelos de 3, 5 e 10 marchas, que era uma “Caloi 10 reduzida” (com aro 24); além da Caloi 15, que nada mais era do que a Caloi 10 “standard” com uma coroa extra, totalizando as 15 marchas. Esses modelos duraram apenas alguns anos.

Em 1983, novos grafismos – semelhante ao que hoje é vendido como “modelo genérico” em bicicletarias ou via Internet. Porém o original da Caloi é melhor acabado, como também era a pintura de fábrica neste período. O modelo “branco pérola” era muito bonito, porém nesta época a Caloi passou a usar componentes nacionalizados no modelo “starndard”. O selim “característico” foi substituído por um modelo em plástico rígido, sem forro e coberto apenas por uma capa de nylon. A qualidade já não era a mesma de antes...

Em 1985 foi lançada uma série especial “para ciclistas”, o modelo Triathlon. Não tinha “nada da Caloi”, ela era inteiramente importada e muito leve: quadro e garfo em cromo-molibdênio, pneus tubulares e componentes “profissionais” da época. Cor única, azul metálico (igual ao do “Voyage Los Angeles”). Grafismos pintados

diretamente na bicicleta e uma bonita alavanca de mudanças que nunca vi em qualquer outro modelo, de qualquer fabricante – que em minha opinião, é a “marca registrada” da Triathlon. Ainda preservo a minha tal como veio de fábrica, exceto pelas pequenas “cicatrizes de guerra” de duas temporadas de competição, vários tombos e até um atropelamento. Até mesmo a fita original do guidon ainda está embaixo desta fita plástica.




De 1985 até 1990, apenas diferenças nos grafismos do modelo “standard” e a retirada do modelo “Sprint” - talvez porquê neste estágio a Caloi 10 já era praticamente 100% nacionalizada. Em 1990, ela foi retirada de linha e substituída pela Caloi 12, uma excelente bicicleta, que porém não teve vida muito longa. Talvez por não ser a mesma “carismática Caloi 10” de antes...

Quanto ao novo modelo recém-lançado, gostei do que vi ...

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